cropped-foto-visa.jpg

 

VISTOS DE RESIDENCIA NOS EUA

VISTO L-1
A elegibilidade para este visto se aplica aos Diretores ou Gerentes de empresas que exercem a função de chefia há pelo menos um ano dentre os três últimos anos. Estes serão transferidos da empresa brasileira para a filial nos EUA, seja coligada ou controlada, por um prazo determinado. O funcionário tem que ser um Executivo, Administrador ou uma pessoa com conhecimento especializado com um ano (ou mais) de experiência na empresa brasileira.
Os requisitos para um visto L-1 incluem contrato de trabalho continuo no Brasil por pelo menos um ano durante os últimos três anos. O conjuge recebe o visto L-2 com direito a trabalhar e os filhos menores recebem o visto L-4.

VISTO EB-1
Imigrantes podem ser elegíveis para um visto de primeira-preferência baseado em emprego se possuírem habilidades extraordinárias, por ex. Professores ou Pesquisadores, Executivos ou Administradores de multinacionais.
• Habilidade Extraordinária:
o Nas ciências, artes, educação, negócios, ou atlética por meio de continuo reconhecimento nacional ou internacional. Suas conquistas têm que ser reconhecidas na sua área por meio de documentação extensiva. Nova oferta de emprego não é exigida.
• Eximios Professores e Pesquisadores:
o Com reconhecimento internacional pelas suas conquistas e reconhecimento em área acadêmica específica. Minimo de três anos de experiência em ensino ou pesquisa na determinada área acadêmica. Necessidade de migrar para os Estados Unidos para dar prosseguimento na carreira profissional (EUA: tenure), ensino de titularização condicional (EUA: tenure-track), ou um cargo comparável de pesquisa em uma universidade ou outra instituição de educação superior.

• Administrador ou Executivo de Multinacional:
o Empregado fora dos Estados Unidos nos três anos antecedendo o pedido e pelo menos por um ano pela sociedade ou corporação. Continuar na mesma sociedade ou organização nos EUA a nivel gerencial ou executivo (mesmo empregador, afiliado ou um subsídiario do empregador).

VISTO EB-2

A elegibilidade para um visto EB-2 baseia-se em relação de emprego e depende da relação do profissional com a entidade de sua profissão. Requer uma formação avançada ou habilidade extraordinária.
• Formação Avançada:
o O emprego tem que exigir formação superior, diploma de graduação e cinco anos de experiência progressiva na área.
• Renúncia de Interesse Nacional:
o Estrangeiros que pretendam obter o visto através da renúncia de interesse nacional solicitam que a Certificação de Trabalho seja renunciada porque é do interesse dos Estados Unidos.

VISTO EB-5

Diante do fato de não haver acordo bilateral no que diz respeito a vistos de investidor entre Brasil e Estados Unidos, o visto EB-5 se tornou um opção bem atrativa para os que pretendem residir permanentemente ou por um longo prazo nos Estados Unidos.
Apesar de ser um visto complexo, possibilita a obtenção direta do Green Card provisorio pelo periodo de 2 anos. Em seguida, requisite-se a renovacao para o Green Card permanente, ficando sujeito as diversas exigencias da Imigracao no que diz respeito ao desenvolvimento esperado do projeto, numero de empregados efetivos, etc.
Os investimentos sao direcionados a projetos aprovados pelo Governo Americano e sao selecionados com o auxilio de um especialista. Um projeto pessoal tambem pode ser considerado e submetido para analise e devida aprovacao.
Requisitos necessarios:
1. O investimento precisa advir do próprio requerente e de fontes licitas que comprovem a origem do dinheiro. Pode ser um presente de um parente ou de outra pessoa, sendo que devem ser comprovados o pagamento dos impostos devidos;
2. O investimento varia entre US$500,000 a US$1,000,000 dependendo do local e importancia do negocio;
3. O negocio precisa gerar 10 empregos para americanos ou residentes legais.
O investimento pode ser de várias formas de capital: dinheiro, equipamentos, inventário, propriedades, e outros tangíveis.

VISTO H1-B
O visto H1-B é um visto de trabalho temporário com duração de 3 anos com possibilidade de renovação por mais 3 anos. Possui como foco profissionais qualificados com formação universitária ou experiência de trabalho equivalente, ou seja, cada 3 anos de experiência profissional equivale a 1 ano de estudo universitário.
Este visto requer uma proposta de trabalho por empregador americano. A proposta de trabalho pressupõe que não há trabalhador legal nos EUA disponível para preencher aquele posto ou que existe a necessidade de mão-de-obra especializada carente nos EUA para uma determinada função.
O visto H1-B é limitado a uma cota de 65.000 anualmente acrescido de 20.000 direcionados a profissionais com mestrado e doutorado.

VISTOS E1/E2
Uma opção muito atraente para aqueles que possuem cidadania de países que possuem acordo bilateral com os EUA e desejam desenvolver seus investimentos ou comércio nos EUA.
E-1, o visto que é reservado para indivíduos destes países que possuam empresas e pretendem fazer negócios com empresas nos Estados Unidos, e o E-2 que é reservado a um cidadão ou empreendimento que investe uma quantia substancial de fundos nos Estados Unidos com a expectativa de gerar empregos.
O visto E pode ser utilizado por empresas de um único investidor, assim como por grandes empresas multinacionais. Vale salientar que o visto E é um visto de trabalho e não possibilita a obtenção do green card.

VISTO O
Os vistos O-1A e O-1B sao destinados a pessoas com habilidades extraordinárias nas áreas de ciências, artes, educação, negócios e atletismo ou feitos extraordinários em produção de televisão e filmes.
Para se qualificar para o visto O é necessário comprovar que o requerente possui reconhecimento e distinção no seu ramo de atuação. Tal distinção pode ser comprovada através de cartas de recomendação de instituições, títulos e matérias publicadas em meios de comunicação principalmente a nivel internacional.
Para os atletas e membros da indústria de entretenimento, podem requerer o visto aqueles que fazem parte integrante de performances ou apresentações com habilidades e experiência acima da media ou que estejam em locais onde nao haja profissionais equivalentes.
Cônjuges e filhos menores de 21 anos sao beneficiados com o visto O-3.

VISTOS DE ESTUDANTE F1/ M1/ J1
O visto de estudante F1 deve ser requisitado por pessoas que desejam estudar nos EUA por um período superior a 3 semanas. O requerente deve escolher um curso e requisitar junto à instituição de ensino que lhe seja emitido o documento I-20. A instituição de ensino deve ser aprovada pelo Department of Homeland Security nos Estados Unidos. Em posse do I-20 efetua-se o pagamento da taxa SEVIS para agendamento da entrevista.

O visto de estudante não autoriza trabalho e porisso precisa se provar ao Consulado Americano que ha condições financeiras para permanecer nos EUA durante este período.

Cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos de idade poderão acompanhar o requerente principal com o visto derivativo F2. O cônjuge também não poderá trabalhar com o visto F2. Os filhos poderão estudar nos EUA.

O visto de estudante M direcionado a pessoas que frequentam escola aeronáutica e autoriza que sejam realizadas aulas praticas e estágios na duração do curso.

O visto de estudante J, também conhecido como programa de “au pair” ou intercambio. O “au pair” deve se vincular a um programa que autoriza residir na casa de uma família americana, trabalhar como baba e frequentar a escola. Este visto costuma ser providenciado por agencias especializadas neste tipo de programa.
Tambem amplamente utilizado na categoria de “trainee” atende pessoas graduadas com media de 5 anos de experiência. O empregador necessita criar um programa de treinamento informando o que lhe será ensinado pela empresa Americana ao Chamber of Commerce para posterior aprovacao da Imigracao.


4 thoughts on “

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.