Sobre

A ARTE DE VIVER FELIZ NOS USA

 

Com vivencia em Miami, FL desde os anos 90 e com muita experiência e atuação no mercado de trabalho e estudantil, eu posso hoje assessorar os Brasileiros que desejam mudar para os USA com toda segurança e tranquilidade!

Graduada em Direito no Brasil com cursos complementares na Universidade de Michigan, Universidade de Illinois, Universidade de Cambridge – UK, e licenciada pela OAB e Florida Bar Association como ‘Foreign Legal Consultant”, oriento meus clientes quanto ao melhor visto, escolha de profissionais, abertura de empresas e contas bancarias, escolas, compra de imóveis, assessoria tributaria e contábil, transportes para a mudança, entre outros itens.

Baseada em experiências de amigos e pessoais, percebi a necessidade de se ter assessoria adequada quando se enfrenta uma mudança para outro pais. Tantos casos negados e pessoas mal orientadas que retornaram quando poderiam ter sido bem-sucedidas me fizeram ver que contar com ajuda de bons profissionais recomendados fazem toda a diferença.

O melhor conselho que costumo dar as pessoas que amo muito:   tenham uma experiência de vida no exterior! Não importa por quanto tempo ou aonde…. Não existe experiência melhor e mais enriquecedora!       A oportunidade de nascer novamente num mundo diferente, ficar exposto a culturas diversas, aprender outro idioma e se adaptar a novos costumes, faz com que o indivíduo cresça, evolua, amadureça e enfrente a vida com mais garra e sucesso!

Evidentemente, não se trata de uma decisão fácil e envolve uma série de providencias, corte de amarras e abandono da zona de conforto, no entanto o resultado bastante gratificante compensa todos os sacrifícios.

A faixa etária que mais busca assessoria, talvez a mais esclarecida e prudente, gira em torno dos 35/45 anos. Sao os que se confessam com grande preocupação quanto ao futuro dos filhos. Em geral, a segurança e o fator preponderante para a decisão de emigrar. A grande insatisfação e dificuldade atual no contexto geral do Brasil tem sido a gota d’agua apesar da alta do dólar recente. Algumas pessoas tiveram seus planos adiados, mas não cancelados, porem a grande maioria persistiu no intento de sair do Brasil. Até mesmo a classe mais privilegiada, que anteriormente apenas vinha aos USA nas férias, agora busca alternativas fiscais para poderem se instalar definitivamente.

Nos últimos anos, Miami assistiu a uma enorme afluência de capital brasileiro na compra de imóveis. A princípio, buscando investimentos ou um local para ferias, agora se transformando aos poucos em nova moradia.

Muitos me perguntam: “Qual a formula para ser feliz e dar certo nos USA? ” Ao que respondo que apesar de cada um ter o seu próprio filme, alguns itens são realmente importantes:

 

DETERMINACAO – Desde o primeiro instante nesse pais, o indivíduo e testado quanto a sua forca de vontade! A Imigração quer ter certeza que o aplicam-te deseja realmente emigrar, levar a sério sua decisão e que possui condições reais para tanto.

Obter um visto de permanência não é tarefa fácil. Envolve a compilação de diversos documentos, copias, traduções, gastos, tempo de espera, incertezas e ansiedade. Após conquistar o primeiro visto, viram as renovações, próximos vistos, mais espera, mais gastos e ansiedade, até finalmente se alcançar o tão almejado “green card”.

 

CORAGEM – Abandonar a zona de conforto, a família, os amigos, o trabalho, os estudos, e enfrentar o desconhecido requer muita coragem! Por isso tantos falam e não chegam aonde pretendem. Começar de novo…. Tudo novo de novo! Aprender um novo sistema de vida, como se organizam os negócios, as finanças, os impostos, as aulas nas escolas. Difícil e estonteante mesmo! No entanto, aprender coisas novas e reciclar a vida acaba sendo tão produtivo que ficar estagnado no mesmo lugar a vida inteira passa a ser simplesmente impossível!

 

 PACIENCIA – Lidar com o tempo de atrasos dos documentos, com a espera para cumprir todas as exigências da Imigração, das escolas, de um imóvel para comprar ou alugar, da aquisição de credito e se adaptar ao ritmo com que as coisas fluem…. E preciso desenvolver muita paciência! Ao contrário do que muitos pensam, nada se resolve rapidamente e sem burocracia nos USA! 

ADAPTABILIDADE – Incorporar uma nova cultura, respeitar novos costumes e conceitos, aprender bem o idioma para se comunicar com os Americanos e fator primordial para poder conviver bem numa nova sociedade. Sem conhecer como o Americano se relaciona, seus valores e convivência social e familiar, o que apreciam e o que rejeitam, seu senso de humor e crítico, e impossível compreende-lo e respeitar suas crenças e atitudes.  

HUMILDADE – reconhecer que se tem muito a aprender e que não se pode contrariar o sistema de vida impondo seus próprios valores e hábitos. Agir com humildade diante dos novos desafios e dos novos conhecimentos. Relacionar-se de acordo com o que e permitido aceitando as novas contingencias.

 

 

Morar bem nos USA não e morar no Paraiso aonde tudo acontece facilmente. O famoso “American Dream” não existe! Para ser bem-sucedido, e preciso adaptar-se as regras, obedecer uma ordem jurídica rígida, aceitar a condição de imigrante e respeitar todos os cidadãos e autoridades. Zelando pelo bem do pais, valorizando e agradecendo a Pátria que lhe ofereceu melhores condições de vida…. Essa é a receipt para viver feliz nos  USA!

Mais fácil para alguns, um pouco mais complicado para outros…. Mas a melhor maneira de se evoluir como ser humano nesse mundo repleto de possibilidades…….

 

Janette Hodara

Foreign Legal Consultant